Você gosta de viajar? Há uma frase que diz que “viajar é a única coisa que te faz gastar dinheiro, porém te deixa mais rico”. Isso pode não ser totalmente verdade, livros e investimentos estão aí para provar justamente o contrário, mas que o ditado possui um fundo de verdade, isso nós temos que concordar. É um passatempo que enriquece a vida das pessoas, pode ser fonte de aprendizado, contato com novas culturas, experiências sociais e gastronômicas, encantamento através de arte, história, moda, arquitetura.
Além do que, viajar fortalece os laços com as pessoas que nos acompanham nas jornadas, sejam parceiros de relacionamento, família ou amigos. E, se tivemos todos que deixar esta atividade tão querida de lado por algum tempo, já não é mais assim. Portanto, temos um convite: Um roteiro de 2 dias em Roma com as nossas dicas do que há de mais imperdível na cidade! Animados? Então preparem-se para a decolagem.
Leia também: Vale a pena usar cartão de crédito na viagem para a Europa?
Roteiro: 2 dias em Roma
A capital italiana é também a maior cidade do país e uma das maiores de toda a Europa. A população atual chega quase aos 3 milhões de habitantes, o que é muito significativo, especialmente em um continente marcado por territórios menores do que estamos habituados no Brasil e nas Américas, de maneira geral. O que não falta por lá é história, já que Roma possui quase 3 mil anos! Algo bem diferente do que estamos acostumados por aqui também. Cada esquina da cidade esconde um pouco de tradição e um pouco de modernidade. Por isso, recomendamos passear por lá com olhos abertos e atentos para absorver tudo o que a cidade pode te oferecer.
O clima é ameno e, embora haja variações de acordo com as estações, Roma não é marcada por temperaturas extremas nem no sentido do calor e nem do frio. Por isso, é uma cidade que recebe turistas durante o ano todo (mas, principalmente, na primavera e no outono). No verão, os termômetros ficam na casa dos 30 graus, e, no inverno, em torno de 5 graus. Comedido, não é mesmo? Então, pegue suas malas e prepare-se para o nosso roteiro de 2 dias em Roma!
1º dia em Roma
Para começar pelo começo, o primeiro passeio do dia será no Fontana de Trevi. Separe uma moeda para fazer um pedido ao jogá-la na fonte! Antes de chegar até lá, pare em algum lugar para tomar o seu café da manhã, o caminho é cheio de opções. Depois, é o momento de pegar o metrô e descer a poucas estações dali para conhecer o Coliseu! Você pode (e deve) comprar ingresso antecipadamente, porque a fila costuma ser imensa para entrar. Você terá duas opções: comprar a entrada somente para o Coliseu ou o pacote que inclui também um parque arqueológico que fica a apenas alguns metros.
Se você não teve contato e oportunidade de visitar ruínas e atrações do gênero, pode ser uma boa ideia. Pausa para almoçar nas redondezas e seguir para o próximo local: O Foro Romano. O passeio é bastante extenso, por isso sugerimos a pausa do almoço antes, para que você descanse e siga para lá bem alimentado, já que serão necessárias algumas horas para que você conheça tudo – não se preocupe, você vai adorar cada minuto dessas horas!
Para finalizar o dia, se as pernas ainda aguentarem, sugerimos caminhar pelo turístico bairro Travestere. Por lá você poderá tomar uma bebida ao final da tarde e talvez já achar um lugar convidativo para jantar. Perca-se nas ruelas do bairro e divirta-se!
2º dia em Roma
Depois de uma boa noite de sono, seguimos para o seu segundo dia na capital italiana! E é claro que você sabe qual será o passeio de hoje: O Vaticano. Seja qual for a sua religião, ou mesmo no caso de não ter uma, este passeio é encantador. Trata-se de um verdadeiro mergulho na história e que todos que tiverem a oportunidade, devem aproveitar!
Comece pelo Museu do Vaticano. Ele é muitíssimo amplo e tem diversas exposições que contemplam tesouros de todo o mundo. Após terminar a visita, sugerimos caminhar até a Capela Sistina, parte absolutamente imperdível do itinerário e que contempla a Santa Ceia. Depois disso, siga para a Basílica de São Pedro para ver a Pietá nesta que é a construção mais importante do catolicismo.
Por fim, suba a cúpula do Vaticano para uma vista inesquecível. Você terá que fazer um pagamento à parte e poderá escolher entre o ingresso com a subida somente por escadas (8 euros) e o que se divide entre escadas e elevador (10 euros).
A esta altura você já estará faminto e poderá fazer uma ótima refeição na rua Borgo Pio. Finalizando o seu passeio temos duas últimas paradas: o Castelo de Sant’Angelo e a Ponte de Sant’Angelo. Pronto! Concluídos os seus 2 dias em Roma!
E para fazer tantos passeios, o ideal é encontrar passagens baratas para a Europa, certo? Um pouco de economia não faz mal ao orçamento de ninguém. Saiba como comprar as melhores passagens neste artigo aqui.