A gastronomia italiana é mundialmente conhecida e apreciada! Uma das cozinhas mais populares do mundo e que compõe almoços e jantares de diferentes famílias. Ao perguntarmos o seu prato preferido, provavelmente receberemos como resposta opções como pizza, risoto ou massas, correto? São mesmo as delícias mais consumidas e lembradas. Porém, há um outro momento das refeições que a Itália se encarrega tão bem como as entradas e os pratos principais: são as sobremesas!
Você sabe quais sobremesas têm origem italiana? Uma das mais conhecidas é o Tiramisu. E a tradicional mistura tem também uma história por trás. Veja mais a seguir e tome nota das receitas que separamos para você!
Leia também: Comida italiana: 7 erros para não cometer
História do Tiramisu
Sim, todo prato tem uma história por trás! O nome originalmente quer dizer “me puxe para cima” ou “me levante”, no sentido de pedir ajuda após cair no chão, por exemplo. Pela particularidade e curiosidade do nome, existem também algumas diferentes teorias sobre a criação da sobremesa.
Uma delas é que a sua invenção foi em um pequeno orfanato de uma vila italiana, na intenção de dar ânimo e energia às crianças que ali viviam para que elas realizassem suas atividades de estudos e lazer com mais vigor. Outra teoria é que, na verdade, quem criou a sobremesa foi uma senhora com reconhecidas habilidades gastronômicas em sua região. Ela, que estava acostumada a comer os ingredientes da sobremesa de forma individual, pensou em juntar os biscoitos, o café e o creme em um só prato e, assim, foi criado o Tiramisu! Por fim, mais uma curiosa lenda sobre o nascimento do prato, é que se tratava de uma solicitação do Grão Duque de Florença, chamado de “Zuppa del Duca”, que gostaria de ter uma grande família e pediu a sobremesa para que tivesse energia. Resultado: o duque teve três filhos.
Para fazer o tiramisu tradicional, você vai precisar de:
250 gramas de açúcar
500 gramas de mascarpone
6 gemas de ovos
250 ml de café espresso ou coado (em um preparo bem forte que destaque o amargor da bebida)
2 pacotes de biscoitos de champanhe
Cacau em pó
Uma forma redonda
Modo de preparo:
Coloque as gemas dos 6 ovos em uma batedeira e vá acrescentando o açúcar aos poucos até obter uma mistura densa. Com o auxílio de uma espátula, vá juntando o mascarpone à mistura, batendo de forma delicada até que a mistura se torne macia e uniforme.
Depois, molhe cada um dos biscoitos no café em temperatura ambiente, mas sem encharcá-los. Coloque uma camada de quinze biscoitos em uma travessa preferencialmente redonda, para manter a tradição, e cubra com o creme. Depois, repita o processo e leve para gelar por pelo menos 3 horas (podendo ser mais tempo).
Quando for servir, polvilhe o cacau em pó por cima da sobremesa e bom apetite!
E que tal uma receita revisitada do prato?
O prato tradicional é maravilhoso, disso não há dúvidas, mas também há espaço para criatividade e novas possibilidades na gastronomia italiana! Para dar uma chance a essa modernidade, você vai precisar de:
250 gramas de Mascarpone
100 ml de creme de leite líquido fresco
80 gramas de açúcar
2 claras de ovos
16 biscoitos champagne
100 ml de café, ou 100 ml de coulis de framboesas ou de leite
250 gramas de framboesas
Cacau em pó
Bata as claras em neve até que fiquem com uma consistência firme e coloque metade do açúcar (40 gramas). Deite o Mascarpone em uma saladeira e bata juntamente com o restante do açúcar. Depois, incorpore delicadamente as claras em neve na preparação, levantando a massa suavemente. Bata o creme de leite em chantilly e coloque-o junto à mistura de mascarpone e das claras em neve, misturando com delicadeza. Molhe os biscoitos no café frio, leite, ou no coulis de framboesas (fica à sua escolha) e intercale as camadas de biscoitos com framboesas partidas ou amassadas e do creme. Leve à geladeira por 3 horas e, ao servir, polvilhe com o cacau em pó.
Testou as receitas? Conte para nós qual foi a sua preferida no Instagram!