4 tradições da cultura italiana que você precisa conhecer

cultura italiana

Quem por aí também é completamente encantado pela Itália? Nós somos suspeitos, pois levamos o país dentro do peito. Seja o caso de quem conhece o país por ter podido visitá-lo pessoalmente ou de quem nutre este carinho à distância, existe um mesmo consenso: trata-se de um lugar espetacular. As belezas naturais são inúmeras, já que em uma mesma nação há ilhas paradisíacas, um lindo litoral e também montanhas cobertas pela neve. Além disso, a Itália conserva quase que sem nenhuma modificação as pequenas vilas com seus traços medievais e também abriga grandes centros urbanos. Somado a tudo isso, o país é referência quando a questão é moda, arte, arquitetura, história e gastronomia. Sim, nós não poupamos elogios, mas este é traço comum de quem se envolve com a Itália e com a cultura italiana.

E se os modos e ritos do país parecem distantes, está na hora de conhecê-los melhor. Um país com uma trajetória tão longa, onde tantos eventos históricos aconteceram, certamente guarda em si tradições muito interessantes. Nós paramos para investigá-las e trouxemos algumas para este artigo! Siga a leitura conosco e veja se você já conhece alguma! Aproveite para se envolver ainda mais com a Itália e para planejar o roteiro de sua próxima viagem!

Leia também: A influência da cultura italiana no Brasil

1. A bruxa Befana

Aproveitando que estamos em janeiro, começamos por uma tradição que ocorre da noite do dia 5 para o dia 6 deste mês, é a lenda da bruxinha Befana. De acordo com contos populares, a Befana faz as vezes do Papai Noel, visitando todas as crianças da Itália e presenteando as que foram comportadas no ano anterior com brinquedos, balas e caramelos, e deixando pequenas pedras de carvão para as crianças que não foram boazinhas. As guloseimas são colocadas dentro de meiões especiais. Além disso, a bruxa ainda usa a sua vassoura para limpar a casa durante a noite. Como parte da brincadeira, são vendidos, tradicionalmente, doces em formatos e embalagens de carvão para pegar pegadinhas nos pequenos, que depois ficam felizes ao ver que o bom comportamento foi reconhecido e recompensado!

2. Tradição das fitas

Outra tradição tipicamente italiana e que também envolve crianças é o costume das fitas. Ele se mantém principalmente nos vilarejos e nas pequenas cidades (o que não significa que esteja completamente extinto nos grandes centros, apesar de ser menos comum). O costume é simples e delicado: Quando nasce um novo bebê na família, é costumeiro que se amarrem fitas na porta de casa. Se for um menino, a fita é azul. Se for uma menina, a fita é rosa. Além disso, os pais também escrevem o nome da criança na fita, anunciando sua chegada aos vizinhos que, a partir daí, fazem visitas para conhecer o bebê e parabenizar os pais, além de levarem presentes e comidas. 

Algo semelhante ocorre nos casamentos. Quando os noivos saem da igreja/local da cerimônia ou de sua festa, é tradicional enfeitar o carro que eles forem usar com muitas fitas brancas para celebrar e desejar uma união longa e feliz!

Leia também: Conheça os dialetos falados na Itália

3. Sagras e batalhas

Essa tradição não envolve crianças, ela está relacionada à mudança de estações e à época de colheita de determinados alimentos. Como as regiões cultivam diferentes produtos, as tradições também têm suas particularidades. Por exemplo, em Piemonte é tradicional travar uma verdadeira guerra de laranjas na altura do carnaval. Em Ruvo, existe o festival do cogumelo no mês de novembro. Muitas pessoas viajam para a região e se juntam aos festejos populares, marcados por variadas receitas feitas com o ingrediente. Já em Palio de Siena, que fica na região da Toscana, é promovida uma corrida de cavalos, tradicional na cidade desde o século XVII.

4. Amêndoas em casamentos?

Sim, voltando aos casamentos, temos essa tradição bastante curiosa. Se um dia você for convidado para um casamento na Itália, é provável que os noivos passem pela sua, e pelas demais mesas, depois de cortar o bolo, distribuindo amêndoas confeitadas. Elas representam a saúde, a riqueza, a felicidade, a espiritualidade e vida longa aos noivos. Já viu algo semelhante sendo feito no Brasil? A tradição tem se espalhado por aqui também!

Gostou de saber um pouco mais sobre a cultura italiana? Você pode conhecer muito mais em nosso Instagram! Siga o nosso escritório por lá!