Trilhas na Itália: conheça as melhores

trilhas

Você sente que está precisando de férias? Olha você não é o único. Todos temos a sensação de que estamos cansados, trabalhando demais e precisando, depois de todo esse tempo de confinamento, de um pouco de paz de espírito e contato com a natureza. É possível fazer isso de diversas formas. Em cachoeiras, mesmo perto dos grandes centros urbanos, nas pequenas cidades do interior, fazendas e praias. Mas essa ideia de lazer e sossego pode ficar ainda melhor se ela for transportada para um país diferente do seu, não é mesmo?

Portanto, temos um convite original para te fazer. Uma ideia agradável para suas próximas férias: que tal convidar amigos, família, ou embarcar em uma aventura solitária pelas melhores trilhas da Itália? Neste artigo você encontra dicas sobre as principais trilhas italianas, onde você poderá se reconectar com a natureza e consigo mesmo. A seguir você descobre onde essas trilhas estão localizadas, quais são as cidades de suporte ao redor, para que você também conheça a cultura local e quais as dicas de fundamentais de segurança para embarcar nessa aventura de forma tranquila e bem informada. É hora de tirar os planos do papel!

Leia também: L’amore è nell’aria: conheça as cidades mais românticas da Itália

Para quem está com o condicionamento físico em dia: Trilha saindo de Abruzzo e indo até a Puglia, pelo Tratturo Magno

Começamos o nosso roteiro com uma trilha intensa, que demanda esforço físico e, por isso, é indicada para quem já pratica atividades físicas de moderadas e avançadas, e que já tenha alguma experiência em trilhas e atividades em meio à natureza.

Se você embarcar nessa aventura de tirar o fôlego, não somente pelo trajeto como também pelas belas paisagens, você terá dado 300 mil passos ao final. Esta é a trilha mais longa da Itália e comporta diferenças de altitude, 244 quilômetros e as regiões de Abruzzo, Molise e Apulia.

É percorrida em uma média de 10 dias, com trechos de 25 km cada. Lembre-se de descansar, dormir bem e se alimentar adequadamente durante o percurso, que também pode ser feito de bicicleta, escolha de muitas pessoas para este desafio único.

Para quem quer um desafio intermediário: Trilha A Via degli Dei, de Bolonha a Florença

Nem tanto ao céu, nem tanto à Terra. Nesta trilha você terá acesso à natureza intocada italiana, mas poderá fazê-lo de forma mais leve, dentro do seu ritmo e se conectando não só com você mesmo mas a duas belas cidades italiana para ter como apoio: Bolonha, a cidade dos pórticos, e Florença, essa bela terra italiana.

São 130 quilômetros que costumam ser fracionados em cinco ou seis tempos. Assim, como na trilha anterior, muitas pessoas optam por percorrê-la de bicicleta. O caminho é feito através da floresta, mas não se assuste. É comumente usado por trilheiros e com pontos de apoio próximos na maior parte do percurso.

Para quem quer um passeio tranquilo: Trilha ao longo da Via Ápia, partindo de Roma pelos Castelos Romanos

Esta trilha é uma das mais tranquilas e mais belas que você poderá fazer na Itália. Ideal para famílias que querem aproveitar um tempo de qualidade juntos, aproveitar o bom tempo, passear ao sol e fazer uma verdadeira viagem no tempo. Adultos e crianças que se interessam por história ganham um incentivo extra, já que se trata de uma verdadeira viagem no tempo!

Essa trilha possui 20 quilômetros e é feita dentro da capital italiana, partindo do Parque Regional da Via Ápia até o Castelli Romani. No caminho, você terá ótimos lugares para se alimentar, para contemplar e para visitar. Nossa dica de itinerário é começar pela Porta Capena em direção a Cecilia Metella e, de lá, ir até o Casal Rotondo, finalizando o trajeto em Frattocchie.

Bom passeio a tutti!

E trilha combina com mochilão, certo? Se você quer saber onde ir, partindo da Itália até outros países ao redor, não deixe de conferir o nosso artigo: Mochilão pela Europa: onde ir saindo da Itália.