Bebidas típicas italianas: aprenda a fazer drinks populares no país

drinks

É época de brinde e celebração! Não somente pelo final de ano, que já desperta o clima festivo nas pessoas, mas também porque, ao que tudo indica, estamos todos saindo de uma fase muito delicada, que afetou o mundo inteiro, ainda que em diferentes proporções. Por isso, o momento é de brindar, com os devidos cuidados, e de torcer para que o próximo ano seja de mais tranquilidade para todos. E que tal fazer as suas celebrações à italiana? O país, além de referência mundial em gastronomia, também é excelente na produção de bebidas! Se você pensou imediatamente nos vinhos, saiba que não está errado. Trata-se de algo que remete, sim, à Itália, mas não somente ele! Você conhece os drinks tipicamente italianos?

O país não deixa a desejar quando o assunto são os coquetéis. Incluindo, ou não, o vinho em seu preparo, existem receitas para todos os gostos e ocasiões. A maioria delas, inclusive, possui um modo de preparo bastante simples tanto em termos de etapas quanto de quantidade de ingredientes. Como já passou das seis horas da tarde em algum lugar do mundo, vamos às receitas!

Leia também: Tiramisù: aprenda a fazer a sobremesa típica italiana

Negroni

Uma mistura para quem gosta de drinks  com um sabor mais amargo. Diz a lenda que ele foi criado em Florença quando um conde, insatisfeito de ter que tomar os mesmos drinks de sempre, pediu que o barman preparasse para ele uma bebida surpreendente e assim foi feito! Infelizmente, o nome do profissional não ficou registrado, mas deixamos aqui os nossos mais sinceros agradecimentos. E vamos à receita do drink! 

Você vai precisar de

  • 30 mL de vermute rosso
  • 30 mL de Campari
  • 30 mL de gin
  • 2 rodelas de laranja
  • Gelo

Modo de preparo

Junte o gelo e 1 rodela de laranja em um copo. Depois, acrescente as doses de vermute, de Campari e do gin e misture bem as bebidas com uma colher. Para finalizar a bebida, coloque a outra rodela de laranja e sirva imediatamente.

Bellini

Ao contrário do drink acima, este não tem nada de amargo e é ideal para quem gosta de bebidas mais leves e adocicadas. Este drink refrescante nasceu em Veneza há quase cem anos! Seu primeiro registro é do ano de 1938, e foi criado por Giuseppe Cipriani no Harry’s Bar. O nome se deve à cor, já que Giuseppe se lembrou dos anjos dos quadros de Giovanni Bellini! É mesmo celestial! Vamo ao preparo da bebida:

Você vai precisar de

  • Suco de pêssego
  • Espumante brut gelado

Modo de preparo

Mais simples, impossível. Coloque o suco de pêssego na taça de champanhe e complete com prosecco. A proporção deve ser de 3 para 1, sendo a bebida principal o espumante. 

Aperol Spritz

Esta bebida, além de onipresente na Itália, também tornou-se muito popular no Brasil, ganhando adeptos nos restaurantes, bares, cafés e baladas. Por isso mesmo, nós já falamos sobre ele antes! Veja mais sobre sua origem, além da receita tradicional para prepará-lo aqui!

Soda de limão

E nem somente de bebidas alcoólicas se faz uma carta de drinks. Para quem não atingiu ainda a maioridade, ou para o dia que o álcool não apetece, que tal preparar uma soda de limão tipicamente italiana?

Você vai precisar de:

  • 50 ml xarope de maçã verde
  • 4 cubos de gelo
  • água com gás a gosto

Modo de preparo

Coloque o xarope de maçã verde em um copo fundo e adicione os cubos de gelo. Complete o copo com a água com gás de sua preferência e refresque-se!