Cidadania italiana: vale a pena para quem quer morar em outros países da Europa?

Já pensou em morar na Europa? É comum nas redes sociais, nos memes e nas conversas informais entre amigos acontecerem brincadeiras nesse sentido, de “arrumar as malas, entrar num avião e ir morar na Europa”. É difícil achar quem não queira ter uma experiência assim, certo? Mesmo que não seja em caráter definitivo, passar um par de anos ou mesmo alguns meses no “velho continente” pode ser muito positivo em níveis individuais, profissionais ou de estudo. Para concretizar esses planos que às vezes são mencionados em formato de brincadeiras, costumam existir dois impeditivos: o planejamento financeiro e a permissão oficial para morar nos países europeus por um período mais alargado de tempo (para ir como turista, sem precisar de visto, a estadia máxima é de 90 dias).

Cada país tem sua legislação com relação à concessão de cidadania. Muitos brasileiros buscam a cidadania italiana por uma questão histórica. Como houve um grande número de italianos e italianas migrantes no Brasil, existem muitas pessoas que têm, em sua árvore genealógica, algum antepassado italiano, garantindo, assim, o seu direito à cidadania. E essa cidadania não te trará facilidades apenas para morar na Itália, mas sim em toda a União Europeia!

Leia também: Guia definitivo: como reconhecer (tirar) a cidadania italiana

Cidadania italiana para morar em outro país europeu: vale a pena?

Já adiantamos em uma só palavra: vale. Quando o assunto é cidadania, você pode pensar nos países que compõem a União Europeia como um mesmo estado. Como eles estão no mesmo bloco econômico, compartilham de uma série de similaridades, como por exemplo a moeda, algumas questões legislativas e a livre permissão de entrada e saída de seus cidadãos. Uma pessoa francesa não precisa de visto para entrar na Itália. Bem como uma pessoa italiana não precisa de visto para morar na Alemanha..

Ao todo, os países que fazem parte da União Europeia são 27: Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Croácia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Áustria, Polônia, Portugal, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, República Tcheca e Suécia.

Em todos esses locais você, enquanto cidadão italiano, poderá morar durante o tempo que decidir. Além disso, não precisará comprovar meios de subsistência ao viajar, nem comprovante de hospedagem ou passagem de retorno. Você terá amplos direitos em qualquer um dos países, além de direitos plenos na Itália.

Quais as vantagens da cidadania com relação ao trabalho

Ao se mudar para trabalhar na Europa, você tem duas opções: Ou viajar já com um emprego garantido, aplicando para o visto de trabalho e comprovando o vínculo empregatício com a empresa contratante, ou viajar com um visto que te dê direito a trabalhar lá, buscando um emprego depois de ter se instalado no país.

Com a cidadania italiana, você vai pular essas etapas. Não é necessário nenhum tipo de comprovação ao se mudar de país para trabalhar, bem como nenhuma autorização para buscar um emprego. Além disso, a documentação para apresentar no seu trabalho também será reduzida, tornando todo o processo mais simples e dinâmico.

E quais as vantagens com relação a estudo

A regra geral é que cidadãos nativos do país ou de estados que pertençam à União Europeia paguem mensalidades diferentes. Enquanto aluno internacional (de país não membro da UE), você terá taxas mais altas para pagar nas escolas e Universidades dos países. Já os alunos locais encontram valores mais acessíveis.

Além disso, existem programas de bolsas de estudos que são destinados exclusivamente a cidadãos locais. Você poderá se candidatar a elas sem nenhum problema!

Outras facilidades que a cidadania te garante na Europa

Processos burocráticos são complicados de forma geral e em qualquer lugar do mundo, mas eles se tornam muito mais simples quando você possui uma cidadania europeia. Para abrir uma conta no banco, por exemplo, você terá que reunir praticamente a metade dos documentos que deveria apresentar enquanto cidadão brasileiro (ou estrangeiro, de forma geral). Alugueis de casa, carros e apartamentos também se tornam mais fáceis.

Se você pensa em abrir uma empresa, pode ter certeza que encontrará facilidades legais e também com relação a empréstimos e incentivos. Além disso, pode levar a sua família com você sem passar pelos processos de reagrupamento familiar. E se a sua mudança for definitiva, questões relativas à aposentadoria também se tornam mais acessíveis!

Nós somos especialistas em reconhecimento de cidadania italiana e podemos te auxiliar durante todo este processo. Entre em contato conosco!