A Itália é referência mundial em gastronomia e disso todo mundo sabe. As massas, pizzas, queijos e sobremesas italianos são consumidas ao redor do mundo, desde restaurantes estrelados até as mais tímidas casas. Além da longa história que a cozinha italiana tem, e de receitas que se conservam inalteradas, sendo passadas de geração em geração, há outro ponto chave na excelência: o cuidado. Tudo é preparado do zero e o processo é mantido o mais distante possível da industrialização. Por isso, se você quiser cozinhar como um típico italiano, saiba que terá que comprometer um pouco mais de tempo e esforço, mas que você será totalmente compensado.
E não há receita italiana sem molho de tomate! Apesar de, é claro, ele não estar presente em absolutamente todos os pratos, trata-se de uma das principais bases de preparo: bruschettas, lasanhas, pizzas, calzones, macarrão de todos os tipos, tudo vai bem com molho de tomate! Que tal aprender a prepará-lo?
Veja só a receita do molho de tomate abaixo
Ter o seu molho de tomate caseiro, livre de conservantes e processos industrializados e seguindo o típico preparo italiano é mais simples do que você imagina! Aprenda a prepará-lo:
Ingredientes
- 2 kg de tomates maduros descascados
- 1 cebola
- 3 ramos de manjericão
- Sal grosso
Para tirar a pele dos tomates
Coloque água em uma panela em quantidade suficiente para cobrir totalmente os tomates e ligue o fogo. Faça dois cortes na base dos tomates utilizando uma faca e mergulhe-os em água fervente, deixando cozinhar por cerca de 1 minuto. Depois, transfira os tomates para um pote com água gelada e, começando pelos cortes, tire a pele dos tomates usando as mãos.
Modo de preparo do molho de tomate
Com os tomates já sem a pele, corte-os ao meio e esprema para retirar as sementes. Passe os tomates para uma panela com as laterais altas juntamente com a cebola descascada e picada, o punhado de manjericão e o sal. Leve tudo ao fogo baixo e deixe secar, lentamente, por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando para evitar que a mistura grude no fundo da panela e queime. Quando a mistura adquirir uma consistência cremosa, desligue o fogo, deixe esfriar e transfira o molho para potes hermeticamente fechados. Conserve a mistura na geladeira e use nos próximos dias em suas receitas favoritas!
Leia também: Comida italiana: 7 erros para não cometer
Faça do seu molho de tomate com bolonhesa
Por falar em receitas tradicionais italianas, esta não pode ficar de fora do menu! O molho de tomate é o primeiro passo. A partir dele, basta acrescentar mais alguns ingredientes em um modo de preparo bastante simplificado.
Ingredientes
- 1 fio de azeite
- 200 g de bacon em cubinhos pequenos
- 1 kg de carne moída
- 1 cebola média em cubos
- 1/4 de xícara de manteiga
- 340g de molho de tomate caseiro
- 1 kg de tomate (sem pele e sem sementes)
- 6 talos de salsão cortado em fatias finas
- 4 cenouras em cubos pequenos
- 1 litro de caldo de legumes
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de vinho branco
- sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
Frite o bacon no azeite por alguns minutos. Apenas um fio será suficiente, já que o bacon possui uma gordura natural. Após dourar, retire da panela e deixe um papel toalha absorver o excesso de gordura. Utilizando a mesma panela para aproveitar o sabor, deixe a cebola refogar por alguns minutos e depois acrescente a cenoura e o salsão. Depois, coloque a carne moída, a manteiga e refogue até que a carne perca totalmente o tom rosado. Este é o indicativo de que ela está adequada para consumo com segurança. Passando para a finalização, acrescente vinho e deixe o álcool secar. Quando a mistura perder as notas azedas do álcool, junte o leite e a noz-moscada e espere tudo secar, mexendo para não queimar.
Somente depois deste processo acrescente o molho de tomate e os tomates inteiros. Tempere tudo com sal e pimenta e cozinhe por cerca de 1 hora, adicionando o caldo de legumes sempre que a panela estiver secando. Se necessário, corrija o sal no final e bom apetite!