Conheça as tradições da Páscoa na Itália

Páscoa na Itália

Agora que o carnaval já passou – de um jeito mais moderado e diferente, mas passou, está na hora de começar oficialmente o ano! Calma, é claro que estamos brincando. Mesmo porque, aqui do Da Itália Cidadania, o trabalho é sempre muito, mas ainda guardamos espaço para o bom humor. E uma coisa que deixa qualquer pessoa com um sorriso estampado no rosto é ele: o chocolate! E a data oficial de nos deliciarmos com os ovos de Páscoa está chegando. Neste ano, o feriado será celebrado no dia 17 de abril. Ou seja, já está logo ali!

E queremos saber, você já se perguntou sobre a Páscoa na Itália? Como são as festividades por lá? O dia é o mesmo que marcamos no Brasil? Se estas perguntas ficaram sem resposta para você, te convidamos a abrir uma barra de chocolates e seguir a leitura conosco. Ah, e vale a pena ficar até o final, deixamos uma surpresa por lá!

Leia também: L’amore è nell’aria: conheça as cidades mais românticas da Itália

A Páscoa também é comemorada na Itália?

Sim, a Páscoa também faz parte do calendário italiano.

Como você já deve saber, a Itália é um país profundamente religioso, especialmente no que diz respeito ao cristianismo. E isso faz bastante sentido quando nos lembramos que é lá que fica o Vaticano.

Apesar deste ser um país independente, com suas próprias leis e população, ele está inserido dentro da Itália, o que faz com que todas as suas fronteiras sejam com solo italiano, assim como a maior parte das suas relações sociais, religiosas, comerciais, turísticas, culturais, etc.

Além disso, na Itália também há diversas atrações turísticas que têm sua história entrelaçada ao cristianismo, bem como nomes de ruas, tradições, filmes, entre outros traços culturais realmente muito fortes.

Isso tudo para explicar que sim, a Páscoa na Itália acontece, e com tanta – talvez até mais – força e tradição como ocorre em nosso país.

E como é a Páscoa na Itália?

Existem algumas particularidades da Páscoa italiana. Na Roma Antiga as pessoas já comemoravam o feriado como um culto à fertilidade. Pense bem no quão antigo é este feriado!

Para toda a família

Envolvendo toda a família, as crianças também não ficavam – e não ficam de fora, especialmente devido ao longo feriado escolar!

Uma tradição cultivada até hoje é de procurar ovinhos, que são escondidos pela casa, pelos jardins e quintais, quando há, ou pelo prédio e quarteirão. Com os pequenos, também é comum a brincadeira de ter que rolar ovo de um ponto a outro, sem deixar que eles se quebrem. Brincadeiras simples, mas que são passadas com muito afeto de geração em geração.

Dentro do Vaticano

Na Praça de São Pedro ocorre o momento mais célebre da Páscoa na Itália, que é a bênção do Papa aos fiéis, chamada de Urbi et Orbi que, em latim, significa “à cidade (de Roma) e ao universo”.

Este evento acontece apenas na Páscoa e no Natal e é um dos protagonistas do calendário religioso.

Domingo de Páscoa

Na Itália, come-se bem em qualquer época do ano, e na Páscoa não poderia ser diferente, não é mesmo?

O início do dia é marcado por um café da manhã grandioso: pães, queijos, biscoitos, bolos e quitutes são servidos com cafés, sucos e leite. Além disso, é preparada a tradicional bebida do feriado, o squaglio: um achocolatado de sabor amargo que, para os menos tradicionais, é bebido com chantilly.

O almoço tem entrada, primeiro e segundo prato, onde não pode deixar de ser servido o abbachio (carne de cordeiro), que depois é encerrado pela sobremesa. Aqui, outro prato fundamental: a colomba pascal!

Se interessou por essa sobremesa? Então aprenda a prepará-la como um típico italiano!

Receita: Colomba Pascal

Você vai precisar de:

Para a massa:

  •  5 xícaras de farinha de trigo (700 gramas)
  •  1 xícara de manteiga sem sal amolecida
  •  1 xícara de água morna
  •  1 xícara de açúcar (160 gramas)
  •  ½ xícara de frutas cristalizadas e uvas passas ou gotas de chocolate
  •  50 gramas de fermento biológico fresco
  •  4 gemas grandes
  •  1 colher de chá de raspa de laranja ou de limão
  •  1 colher de café de essência de laranja ou de limão
  •  1 pitada de sal

Para a cobertura:

  •  4 claras de ovo
  •  250 gramas de farinha de caju ou farinha de rosca
  •  100 gramas de granulado de açúcar ou açúcar de confeiteiro
  •  1 punhado de cajus ou amêndoas

Modo de preparo:

Dissolva o fermento, o açúcar e o sal. Junte a farinha, a manteiga, as gemas, as raspas e a essência. Misture tudo muito bem e abra a massa e adicionando as frutas ou gotas de chocolate. Feche e sove para espalhar os ingredientes. Cubra com um pano e deixe crescer em um local fresco por cerca de 1 hora. Para a cobertura: bata as claras até espumar, junte a farinha e o açúcar e misture tudo. Jogue a calda sobre o bolo e finalize com amêndoas. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos.