Vida noturna na Itália: conheça os melhores destinos

vida noturna na Itália

Você certamente sabe que a Itália é um grande destino de férias. Anualmente, milhares de pessoas ao redor de todo o mundo preparam suas malas e vão passear no país. Além disso, o turismo interno também é forte. Cidadãos e cidadãs italianas têm o ótimo hábito e curiosidade de explorar o próprio país. É claro que, com a pandemia de covid-19, as viagens precisaram ficar em modo de pausa não só na Itália mas em todos os outros locais. Porém, turistas da Europa já têm permissão para entrar e sair no país há um bom tempo e, recentemente, também os turistas brasileiros (desde que em posse do comprovativo de vacinação completa e teste negativo para coronavírus).

Seja para passear em família, a dois, sozinho ou com amigos, a Itália tem muito a oferecer. E se a ideia é aproveitar o país como destino para festas, shows, baladas e vida noturna, de maneira geral, você não poderia ter escolhido melhor! A Itália é um país agitado e que gosta de uma boa festa – especialmente em se tratando das maiores cidades. Além disso, em locais onde a comunidade estudantil é forte, é de se esperar que também sejam as opções de lazer depois do sol se pôr, não é mesmo? Então hidrate-se, faça uma refeição reforçada e venha curtir as nossas dicas!

Leia também: L’amore è nell’aria: conheça as cidades mais românticas da Itália

Itália como destino para aproveitar a vida noturna?

Este pode não ser o primeiro país a ter em mente quando o objetivo é este tipo de lazer. Talvez cidades como Nova Iorque, Londres, São Paulo e Ibiza ganhem prioridade. Mas, olha, nós acreditamos que dá para incluir mais alguns destinos ao topo desta lista!

É bem verdade que a Itália é um país romântico, que inspira muitas viagens de casal, em lua de mel ou não. E que, pela pluralidade de museus, parques, igrejas e belezas naturais, também seja a escolha de muitas férias familiares. Mas a verdade é que a Itália oferece tudo isso é muito mais.

Assim como nós, brasileiros, os italianos são um povo alegre, e que (de maneira geral) aprecia as reuniões com amigos, um bom vinho, boa música e boa vida! E isso vem desde cedo, então as pessoas conservam este hábito por toda a vida!

A vida noturna nas cidades estudantis

A Itália também possui muitas grandes universidades. E não é novidade para ninguém que os estudantes gostam de uma festa. Por isso, além do tipo de vida noturna das grandes cidades, que vamos abordar mais pra frente, também têm diferentes opções de lazer pós aula.

Somente a título de exemplo, a cidade de Bolonha possui a Universidade mais antiga do mundo ocidental! Imagine quantos anos de prática em matéria de festa e “badalação”.

Polos estudantis são geralmente muito movimentados, têm muitas pizzarias e locais que vendem comida para se saborear em pé, na rua mesmo. Além disso, nesses locais ainda é comum haver “barraquinhas” com produtos diversos e espaços com bebidas a preços bastante acessíveis. Lembrando que a bebida alcoólica, de maneira geral, tem ótimos preços na Itália.

A vida noturna nos grandes centros

Chegamos ao lugar certo para quem gosta de grandes shows e baladas. Roma tem muitas opções, é claro, já que se trata não somente da capital e maior cidade italiana como também de uma das maiores da União Europeia.

Por lá, é fácil se locomover pela cidade por transporte público durante a noite, especialmente nos finais de semana. A vida noturna de Roma é agitada e basta uma pesquisa com os termos “agenda cultural Roma + mês” que você verá as reações nacionais e internacionais que estarão na cidade. Além das exposições, festas ao ar livre, peças de teatro, etc.

Mas o assunto fica sério mesmo quando é sobre a vida noturna em Milão! Lá, além de ser o berço do drink Aperol Spitz, de ser a capital dos rooftops, de ter a tradição de pequenos bares dentro de grandes lojas como a Armani, Milão ainda comanda o país em termos de opções do que se fazer à noite.

Lembrando que sites como o Tripadvisor podem ser muito úteis para orientar de acordo com um interesse específico, como as baladas mais Premium da cidade, as que fecham mais tarde, as LGBTQIA+, as de música latina/brasileira, eletrônica, de rock e muito mais!

O famoso aperitivo

Este é um costume que não temos no Brasil mas que seria muito bem-vindo. Trata-se de uma espécie de “happy hour”, mas pode durar até altas horas da madrugada. Ao pedir uma bebida em um bar ou restaurante, a maior parte dos estabelecimentos vai oferecer junto uma tábua com diversos petiscos. E não vai cobrar nada por eles!

Em alguns bares, é possível até participar de um buffet, desde que você se mantenha consumindo bebida alcoólica.