Museus imperdíveis para visitar na Itália

museus

A Itália é um país muito rico. Como essa informação, poderíamos estar falando da situação econômica do país que vem se recuperando a passos largos da crise em que se encontrou devido a pandemia de covid-19.  Porém, não é o caso. Nós estamos nos referindo à riqueza em outros sentidos. Um país, além de ter um PIB alto e em crescimento, tem um bom IDH, ter sistemas de saúde e educação que atendem às necessidades da população, também pode abrigar muitos outros aspectos de valor, como a cultura. E isso é o que não falta na Itália. São inúmeros teatros, espetáculos de todos os tipos, comidas, vinhos, trajes típicos, música e dança. Mas hoje, nós vamos falar dos museus!

Ao marcar uma viagem para as terras italianas, o ideal é que, pelo menos com um mês de antecedência, você monte o seu roteiro. Ele será fundamental para você saber o que fazer ao chegar lá e aproveitar os seus dias ao máximo. As cidades têm muito a oferecer e, se não pesquisar sobre elas com antecedência, provavelmente vai gastar muito tempo decidindo onde ir no dia. Tempo, este, que você poderia utilizar de fato fazendo as suas atividades de interesse. Então, para te ajudar com essa nada árdua tarefa, veja as nossas dicas de museus imperdíveis na Itália!

Leia também: Patrimônio mundial da Unesco: conheça os principais localizados na Itália

4 melhores museus da Itália

Seja você um aficionado por arte ou não, alguns museus simplesmente precisam fazer parte do seu roteiro ao viajar.

Os quadros, esculturas e demais criações artísticas são um registro da evolução humana através do tempo. Além disso, museus trazem parte da história da cidade e do país que você for visitar. Explica costumes, conta sobre aquela sociedade.

Você só tem a enriquecer a sua viagem incluindo alguns museus. Veja quais são os que você não pode perder na Itália!

1. Musei Capitolini, Roma

Este é o principal museu de Roma e, ao chegar lá, você vai entender facilmente o porquê. O complexo é formado por uma série de construções que formam um só museu. Eles abrigam diferentes exposições dentre acervo permanente e outras pontuais, que variam conforme a temporada.

Ele é considerado o primeiro museu público do mundo, e foi inaugurado em 1734! Ao todo, meio milhão de pessoas costuma passear, anualmente, pelos seus 12 mil metros quadrados!

Está aberto todos os dias, das 9h30 às 19h30. O ingresso inteiro custa 22 euros.

2. Galleria Borghese, Roma

Roma é uma cidade com muitos parques incríveis para se visitar e o Villa Borghese é um deles, considerado o terceiro maior. E é dentro do parque que você encontra a Galleria Borghese, outro museu imperdível para visitar na cidade. É este o local que mais acumula as esculturas de Bernini e as telas de Caravaggio. Uma visita que deve ser feita!

Está aberta de terça a domingo, das  9h às 19h, sendo a última entrada às 17h45. O ingresso inteiro custa 13 euros.

3. Musei Vaticani, Cidade do Vaticano

Quando em Roma, é claro, visite o Vaticano. Independentemente da sua escolha religiosa, trata-se de um local histórico para se visitar! O país, que se localiza dentro da Itália, possui arte acumulada ao longo de séculos e é um prato cheio para a mente e para os olhos!

É lá que se encontra a Capela Sistina e os Quatro Papais. Embora não seja um museu, é uma visita imperdível.

Está aberto de segunda a sábado, das 8h30 às 18h30, sendo a última entrada às 16h30.O ingresso inteiro custa 21 euros.

4. Galleria degli Uffizi, Florença

Florença é um museu a céu aberto. A cidade foi o berço do renascentismo e por isso, somente de passear por suas ruas, você terá contato com criações incríveis. Porém, isso não torna uma visita à Galleria degli Uffizi menos necessária.

Este é tido como o museu mais importante da Itália. Obras de Caravaggio, Giotto, da Vinci, Michelangelo, Botticelli e muitos outros artistas estão distribuídas por salas que se organizam de forma cronológica no espaço visitado por 2 milhões de pessoas, anualmente.

Está aberta de segunda à sexta, das 8h30 às 18h30; e sábado, das 8h30 ao 12h30. O ingresso inteiro custa 12 euros.

E que tal, depois de todo este mergulho artístico, aproveitar um pouco da vida noturna na Itália? Veja os melhores destinos aqui!